A Oficina de Criação e Investigação Literária Poesia OuVida é um projeto multidisciplinar de arte-educação que busca despertar o interesse e o hábito à leitura e criação literária através de atividades lúdicas, investigativas e de criação. A partir de contato com os livros de literatura e posterior contato com os autores em rodas de conversa; da investigação de histórias orais da localidade com os mestres griôs; da leitura e interpretação dramática de poesias e contos e da criação de textos e poemas, esse projeto visa contribuir para a formação de leitores e escritores na cidade de Cachoeira e São Félix.
As criações das crianças e adolescentes serão gravadas e veiculadas em rádios de grande audiência na região. Com isso, visamos divulgar os resultados da Oficina, sensibilizar a comunidade para a leitura e aproximar o mundo fantástico dos livros e da leitura a um grande público. Além dos objetivos pedagógicos, a veiculação das criações na rádio reflete também na auto-estima dos participantes, os quais terão o reconhecimento público e serão incluídos, com protagonismo, no cenário cultural da localidade.
Com um viés multidisciplinar, as temáticas trabalhadas nas oficinas vão desde temas fantásticos a questões histórico-culturais da região. A proposta é estimular criações que reflitam sobre as peculiaridades e retratem aspectos culturais das localidades. O público são crianças e adolescentes de 10 a 20 anos de escolas públicas e em condição de vulnerabilidade social. Geralmente residem nas áreas mais carentes da cidade. Esse projeto vem acontecendo desde 2004 e tem contribuído efetivamente para a realidade das crianças e adolescentes envolvidos no projeto, as quais têm encontrado na literatura uma alternativa de lazer e dedicação.
A metodologia a ser trabalhada nas atividades pedagógicas terão como princípio norteador o “aprender brincando”. Através de atividades que valorizam o lúdico, o investigar, o contar/ouvir histórias buscaremos estimular a leitura e a criação literária das crianças e adolescentes participantes. A proposta é romper com o paradigma positivista e cartesiano de ensino/aprendizagem e mediar o acesso à leitura de maneira integrada, participativa e multidisciplinar. E tudo isso será orquestrado pelo mundo mágico dos livros, pelas histórias locais (memória) e pela educação para o patrimônio. As atividades acontecerão no turno oposto ao de aula como proposta de educação continuada.
Obetivos:
Gerais
1. Promoção da leitura;
2. Incentivo à pesquisa e investigação literária;
3. Registro da memória local (através de causos, lendas e história oral da localidade);
4. Despertar o sentimento de pertencimento e zelo com a riqueza patrimonial local;
5. Incentivar, através da arte-educação, a inclusão social e o exercício da cidadania;
6. Sensibilizar a comunidade e despertá-la para a leitura a partir das veiculações nos meios de comunicação de massa;
7. Elevar a auto-estima e a protagonismo cultural das crianças e adolescentes participantes do projeto.
Específicos:
1. Formar leitores de livros* e do mundo**;
2. Formar escritores através de oficinas de criação e investigação literária;
3. Veicular em rádios e outros meios de comunicação de massa as narrativas literárias criadas pelos participantes do projeto.
*Segundo Mª Helena Martins (O que é leitura, 2006. Pg. 31) as inúmeras concepções vigentes sobre leitura podem ser sintetizadas em duas caracterizações: 1. Como decodificação mecânica de signos lingüísticos por meio de aprendizado estabelecido a partir do condicionamento estímulo-resposta (perspectiva behaviorista-skinneriana); 2. Como processo de compreensão abrangente, cuja dinâmica envolve componentes sensoriais, emocionais, intelectuais, fisiológicos, neurológicos, tanto quanto culturais, econômicos e políticos (perspectiva cognitivo-sociológica).
**Ler o mundo é a capacidade de interpretar os fatos em sua complexidade, contextualizando o local e o global.
As criações das crianças e adolescentes serão gravadas e veiculadas em rádios de grande audiência na região. Com isso, visamos divulgar os resultados da Oficina, sensibilizar a comunidade para a leitura e aproximar o mundo fantástico dos livros e da leitura a um grande público. Além dos objetivos pedagógicos, a veiculação das criações na rádio reflete também na auto-estima dos participantes, os quais terão o reconhecimento público e serão incluídos, com protagonismo, no cenário cultural da localidade.
Com um viés multidisciplinar, as temáticas trabalhadas nas oficinas vão desde temas fantásticos a questões histórico-culturais da região. A proposta é estimular criações que reflitam sobre as peculiaridades e retratem aspectos culturais das localidades. O público são crianças e adolescentes de 10 a 20 anos de escolas públicas e em condição de vulnerabilidade social. Geralmente residem nas áreas mais carentes da cidade. Esse projeto vem acontecendo desde 2004 e tem contribuído efetivamente para a realidade das crianças e adolescentes envolvidos no projeto, as quais têm encontrado na literatura uma alternativa de lazer e dedicação.
A metodologia a ser trabalhada nas atividades pedagógicas terão como princípio norteador o “aprender brincando”. Através de atividades que valorizam o lúdico, o investigar, o contar/ouvir histórias buscaremos estimular a leitura e a criação literária das crianças e adolescentes participantes. A proposta é romper com o paradigma positivista e cartesiano de ensino/aprendizagem e mediar o acesso à leitura de maneira integrada, participativa e multidisciplinar. E tudo isso será orquestrado pelo mundo mágico dos livros, pelas histórias locais (memória) e pela educação para o patrimônio. As atividades acontecerão no turno oposto ao de aula como proposta de educação continuada.
Obetivos:
Gerais
1. Promoção da leitura;
2. Incentivo à pesquisa e investigação literária;
3. Registro da memória local (através de causos, lendas e história oral da localidade);
4. Despertar o sentimento de pertencimento e zelo com a riqueza patrimonial local;
5. Incentivar, através da arte-educação, a inclusão social e o exercício da cidadania;
6. Sensibilizar a comunidade e despertá-la para a leitura a partir das veiculações nos meios de comunicação de massa;
7. Elevar a auto-estima e a protagonismo cultural das crianças e adolescentes participantes do projeto.
Específicos:
1. Formar leitores de livros* e do mundo**;
2. Formar escritores através de oficinas de criação e investigação literária;
3. Veicular em rádios e outros meios de comunicação de massa as narrativas literárias criadas pelos participantes do projeto.
*Segundo Mª Helena Martins (O que é leitura, 2006. Pg. 31) as inúmeras concepções vigentes sobre leitura podem ser sintetizadas em duas caracterizações: 1. Como decodificação mecânica de signos lingüísticos por meio de aprendizado estabelecido a partir do condicionamento estímulo-resposta (perspectiva behaviorista-skinneriana); 2. Como processo de compreensão abrangente, cuja dinâmica envolve componentes sensoriais, emocionais, intelectuais, fisiológicos, neurológicos, tanto quanto culturais, econômicos e políticos (perspectiva cognitivo-sociológica).
**Ler o mundo é a capacidade de interpretar os fatos em sua complexidade, contextualizando o local e o global.
Coordenação Geral
Luísa Mahin Araújo Lima do Nascimento
Oficineiro de Criação e Investigação Literária
João de Moraes Filho;
Oficineiro de Interpretação Poética Teatral
José Abbade
Produção de Audio e Apresentador do Momento Poesia
Edvaldo Cardoso - cazumbá
Coordenação Pedagógica
Joana Vanderlei Silva de Moraes
Poetas e Escritores Convidados:
Joana Vanderlei Silva de Moraes
Poetas e Escritores Convidados:
Dênison Padilha;
Eliana Mara ;
José Inácio Vieira de Melo;
Landê Onawalê;
Griôs Convidados
Benício Souza – Pai Benício de Ogum;
Dágma B. Barbosa dos Santos – Dona Dadi da Boa Morte;
Dalva Damiana de Freitas – Dona Dalva do Samba (Irmã da Boa Morte);
Lerivaldo Brito – Lero dos Causos;
Raimundo Cerqueira – Raimundo da Lira Ceciliana.
Em breve estaremos disponibilizando a progamação das atividades.
2 comentários:
Sou ator e produtor cultura, morador do Município de Carapicuíba, situado na Grande São Paulo. Achei o Projeto Poesia Ouvida bem interessante. Numa cidade vizinha daqui (Osasco) existe um festival chamado FENAPO, que traz 5 categorias de produção poética, que são: poesia encenada, poesia escrita, poesia declamada, foto poesia e vídeo poesia. Quero desenvolver um MIX de Poesia Ouvida e FENAPO aqui em minha cidade. Gostaria de receber do Poesia Ouvida mais detalhes para que eu tenha um maior entendimento do Projeto e possa montar um novo Projeto aqui na minha cidade. Parabéns!
Postar um comentário